Como avaliar a quilometragem do carro seminovo?
- Publicado por Luiz Carlos Teixeira
- 17/10/2024
- Nenhum comentário
Você sabia que a quilometragem do carro seminovo é capaz de revelar muito sobre o histórico do veículo? A partir dessa informação, você consegue descobrir, por exemplo, se ele ainda tem muitos anos de vida útil pela frente ou se já passou por um desgaste significativo.
No entanto, não basta apenas ter esse dado em mãos, é preciso saber interpretá-la corretamente. Afinal, ele não é o único fator a ser considerado na hora de comprar um carro seminovo. Por isso, entender a quilometragem é um dos primeiros passos a se tomar ao adquirir um automóvel usado.
Neste guia, explicaremos como descobrir o quanto um carro já rodou e qual é a quilometragem ideal para um seminovo. Vem com a gente!
Afinal, o que é quilometragem de um carro?
A quilometragem de um carro indica quantos quilômetros um veículo já percorreu desde que saiu da montadora. Para conferir essa informação, basta olhar o odômetro no painel do automóvel. A partir desse dado, é possível verificar o nível de desgaste geral do carro.
Assim, uma quilometragem alta indica que o veículo foi bastante utilizado pelo proprietário. Já uma quilometragem baixa geralmente sugere que o carro teve menos uso, mas isso não garante que esteja mais conservado, pois a condição do veículo depende da manutenção realizada pelo dono.
Qual a quilometragem ideal para comprar um carro usado?
A lógica sugere que, quanto menor a quilometragem, melhor, mas não existe um número ideal. De modo geral, o mercado automotivo considera carros com menos de 10 mil quilômetros como pouco rodados, entre 10 mil e 60 mil quilômetros como quilometragem média, e acima de 100 mil quilômetros como bastante rodados.
Portanto, o recomendado é optar por veículos com quilometragem entre 10 mil e 60 mil, já que seminovos com menos de 10 mil quilômetros são bastante raros de encontrar. Por outro lado, carros com mais de 100 mil quilômetros já passaram por um uso considerável.
Como conferir a quilometragem de um veículo?
Para conferir a quilometragem de um carro, verifique o odômetro no painel. Em modelos mais novos, o odômetro é digital, enquanto em modelos mais antigos é analógico. Além disso, você pode consultar a informação no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Como saber se a quilometragem do seminovo foi adulterada?
Apesar de a adulteração da quilometragem configurar crime de estelionato, conforme descrito no artigo 171 do Código Penal (pena de reclusão de 1 a 5 anos e multa) essa prática é comum. Por isso, é importante ficar atento aos seguintes pontos:
1. Verifique se a quilometragem condiz com o ano de fabricação;
2. Se possível, solicite o histórico de serviços e revisões do veículo;
3. Verifique se o desgaste geral do veículo corresponde à quilometragem;
4. Realize uma inspeção mecânica completa;
5. Consulte relatórios de histórico do veículo.
O que avaliar além da quilometragem do carro seminovo?
Como mencionamos anteriormente, a quilometragem não é o único fator a ser considerado ao comprar um seminovo. Um carro com 10 mil quilômetros rodados, por exemplo, pode estar em condições piores do que um com 100 mil quilômetros, dependendo de como foi utilizado e mantido.
Por isso, é importante avaliar também os seguintes pontos:
- Confira a autenticidade do chassi;
- Veja a condição do motor;
- Se possível, analise o histórico de manutenção e revisões;
- Certifique-se da procedência do veículo.
Para acessar mais informações como esta, siga a Cotac nas redes sociais. Estamos no Instagram e Facebook!
Em resumo
A quilometragem de um carro indica quantos quilômetros um veículo já percorreu desde que saiu da montadora.
Para conferir a quilometragem de um carro, verifique o odômetro no painel.
Deixe um comentário